O mercado farmacêutico vem se tornando cada vez mais competitivo e complexo ao longo dos anos, e a obtenção de resultados financeiros consistentes se da através de processos internos eficientes, integrados e medidos de forma acurada e disciplinada. As áreas e processos operacionais nunca foram tão protagonistas para resultado das empresas farmacêuticas como atualmente, sendo o investimento em conhecimento e educação executiva um fator crítico de vantagem competitiva entre as Organizações.
O programa oferece capacitação em diversos processos relacionados a Gestão e Governança Operacional, com o objetivo de auxiliar profissionais e executivos a otimizar processos internos e performance operacional, aumentando a competitividade e alavancando resultados das Organizações.
Executivos e profissionais que buscam aprimoramento de conhecimento de negócios e processos operacionais, além de desenvolver um grande diferencial competitivo em suas carreiras; talentos potenciais (high potentials) em desenvolvimento de carreira, profissionais em transição (ou em planejamento ) de carreira para áreas operacionais, executivos e gestores das diversas áreas de operação da indústria Farma, que busquem conhecimento de melhores práticas de gestão e governança executiva.
Incluindo novo módulo de FUNDAMENTOS DE ESTRATÉGIA OPERACIONAL, baseado no programa “ DRIVING CORPORATE PERFORMANCE – Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage” da HARVARD BUSINESS SCHOOL.
Após grande adesão e elevado nível de satisfação das turmas abertas realizadas entre 2016 e 2017, com quase 100 executivos de 23 diferentes empresas farmacêuticas certificados no programa, várias empresas solicitaram ao IFGO a realização de turmas IN COMPANY, a fim de prover educação executiva de alto nível em Operações para um número maior de colaboradores, otimizando performance e resultados operacionais através de excelência em gestão e Governança Operacional.
Com base na experiência das turmas abertas e otimizações de conteúdo programático, o IFGO está lançando o programa IN COMPANY, estruturado de forma a educar os participantes em práticas “best in class” de gestão de operações, mas incluindo exemplos reais enfrentados por cada empresa individualmente em seus “cases” práticos de estudo ao longo dos diversos módulos do programa, um grande diferencial do programa em relação às turmas abertas, onde o grupo interno de operações irá se desenvolver aplicando o conhecimento adquirido nas análises reais do dia-dia de suas empresas.
O conteúdo da certificação foi definido a partir da experiências práticas e comprovação de resultados efetivos em diversas empresas. O programa possui 8 módulos de conteúdo com carga horária de 48 horas, sendo concedido CERTIFICADO EM GESTÃO GOVERNANÇA OPERACIONAL FARMA aos participantes.
1 PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA
1.1 O sistema de Governança Corporativa – estrutura, princípios e melhores práticas
1.2 Estrutura e atribuições do conselho de administração, e sua relação com acionistas e administradores / executivos
1.3 O papel e importância dos comitês de gestão
1.4 Governança Corporativa como vantagem competitiva
2. O PROCESSO DE S&OP – Processo integrado de vendas e operação
2.1 Características desejadas no processo de S&OP
2.2 Modelo de gestão integrada de negócios e o S&OP
2.3 Revisão integrada de demanda e suprimentos
2.4 Análise preventiva de recursos para atendimento de demanda futura
2.5 Como minimizar impactos das “incertezas” de demanda
2.6 Reconciliação financeira e S&OP
2.7 Implementação de processo S&OP
2.8 Principais indicadores operacionais / financeiros acompanhados de forma executiva no S&OP
3. GESTÃO DE INVENTÁRIOS
3.1 Tipos e classificação de inventários
3.2 Estrutura de custos e mensuração gerencial de inventários
3.3 Processos integrados de controle: análise de giro, obsolescência, reservas financeiras e qualidade dos ativos em estoque
3.4 Análise estratégica de composição e níveis de inventário
3.5 Principais indicadores de gestão operacional e financeira de inventários
4. GESTÃO FINANCEIRA OPERACIONAL
4.1 Princípios gerais de contabilidade gerencial – Análise de Balanços, Demonstrativos Financeiros e Fluxo de Caixa
4.2 Princípios e estrutura de custos industriais e de produtos
4.3 Processos de controles financeiros operacionai : mão-de-obra direta e indireta, gastos gerais de fabricação (overhead), serviços utilizados ao longo da cadeia de suprimentos / manufatura.
4.4 Associando projetos de otimização de performance operacional a indicadores financeiros corporativos.
4.5 Avaliação de investimento de capital / ativos (ROI, Payback, Amortização e gestão de depreciação financeira)
5. GESTÃO DE COMPRAS E IMPORTAÇÃO DE MATERIAIS
5.1 Interfaces críticas dos processos de planejamento e suprimento, e suas consequencias operacionais
5.2 Processos de controle e eficiência de compras e planejamento
5.3 Importação e desembaraço aduaneiro – estrutura, pontos críticos, formas de controle e gestão de desembaraço de materiais
5.4 Gestão de custos de aquisição
5.5 Principais indicadores de performance de processos de compra, desembaraço aduaneiro e planejamento.
6. PROCESSOS PRODUTIVOS – Gestão de Capacidade e produtividade operacional
6.1 Análise de eficiência e produtividade
6.2 Controles financeiros associados as operações industriais : materiais, mão-de-obra, perdas produtivas e overhead
6.3 Estruturação e análise de capacidade produtiva de curto / longo prazos
6.4 Análise de investimento em ativos: necessidade, viabilidade, processo de aquisição, elaboração integral de orçamento de ativos
6.5 Inputs de gestão operacional ao processo de S&OP
6.6 Principais indicadores de gestão integrada de manufatura
7. FUNDAMENTOS DE ESTRATÉGIA OPERACIONAL
7.1 Entendimento dos fundamentos de estratégia operacional, alinha a estratégia Corporativa de longo prazo da empresa;
7.2 Desenvolvimento e elaboração do MAPA ESTRATÉGICO OPERACIONAL, alinhando indicadores estratégicos críticos de sucesso que suportem o mapa desenvolvido, com foco nos seguintes blocos de Governança Operacional : Gestão de Compras / Suprimentos, Excelência em Manufatura; Gestão estratégica e pró ativa de inventários e eficiência financeira em gestão de ativos.
7.3 Definição, estruturação e formalização de método de medição dos indicadores estratégicos críticos (KPIs estratégicos) para Organização, com responsabilidades e metas a serem atingidas.
8. LIDERANÇA DE RESULTADOS – Vantagem competitiva através da liderança executiva – Módulo Opcional
8.1 O papel do líder em ambientes competitivos : habilidades e competências requeridas.
8.2 A prática do Coaching como processo de desenvolvimento e formação de lideres.
8.3 O líder coach: o desafio de alinhar toda a equipe com os objetivos do negocio, desenvolver competências e criar rotinas de feedback com foco em resultados.
8.4 Planejamento e acompanhamento de desenvolvimento de talentos nas organizações
8.5 Oficina de coach e feedback – agregando conhecimento através da prática.
Será ministrado em 6 dias de 8h, com total de 48h de carga horária. A agenda será definida individualmente de acordo com necessidade de cada empresa.
Investimento:
O investimento no programa completo é de R$ 48.000,00 para até 20 participantes / turma. A partir de 21º inscrito, será acrescido valor de R$ 1.500,00 por participante. Todo material didático em formato digital está incluso no investimento.
OBSERVAÇÕES:
Fabio Bussinger | |
Farmacêutico industrial com formação em administração, finanças corporativas e logística. Atuou como executivo de operações farmacêuticas por mais de 20 anos em grandes empresas multinacionais e nacional. É atualmente sócio-diretor do IFGO, membro associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC, e certificado em “Global supply Chain Excellence” pela Kellogg Business School - Northwestern University / Chicago e em “Execução de Estratégia Corporativa” pela Harvard Business School. |
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