Objetivos do Programa

O programa IFGO de Excelência em Governança Operacional tem por objetivo suportar empresas que buscam diferencial competitivo e resultados financeiros acima da média de mercado através de uma metodologia inovadora e de eficácia comprovada na construção de processos operacionais robustos e eficientes, bem como qualificação profissional de seus colaboradores.

O IFGO tem como princípio a construção compartilhada de times de trabalho e definição de “sponsor” interno do programa, garantindo o desenvolvimento de conhecimento e competências pelo maior número possível de colaboradores da organização, dando sustentabilidade de longo prazo aos resultados obtidos com o programa.

 

Programa de Excelência em Governança Operacional Farma

Metodologia inovadora e de eficácia comprovada na gestão integrada de operações, desenvolvida com foco exclusivo em processos de governança operacional da indústria farmacêutica, com base na realidade e especificidades das empresas do setor.

O Instituto Farma de Governança Operacional – IFGO – desenvolveu todo o programa integrando de forma sinérgica a gestão dos seguintes blocos estratégicos operacionais:

Metas e Objetivos Operacionais e Financeiros

 

Aliando Experiência Prática e Educação Executiva de Alto Nível Global

O programa aplica métodos de gestão operacional de comprovado resultado em operações farma de empresas de diversos tamanhos e complexidade com melhores práticas de educação executiva de escolas de negócio com reconhecimento global.

Aplicação de conceitos de gestão estratégica de inventário e planejamento de cadeia de suprimentos da Kellogg Business School, referência global de educação executiva em Supply Chain.
Aplicação de metodologia de definição estratégica de indicadores de performance e desdobramento de metas interdependentes com visão sistêmica de processos.
O IFGO adaptou o conceito da HBS para desenvolvimento de mapa estratégico operacional.
Experiência de mais de 3 anos de contato frequente com melhores práticas de gestão observadas em empresas de alta produtividade em diversos processos operacionais no painel de benchmarking operacional – BCO Farma.


Todo conceito do programa visa o alinhamento constante entre melhor utilização de ativos, otimização de processos internos sistêmicos e desenvolvimento de habilidades e competência de gestão de colaboradores internos, sendo um acelerador de preparação de talentos para posições estratégicas de liderança de áreas operacionais.

 

 

Principais Benefícios do Programa

Metodologia baseada em experiência prática de sucesso comprovado em empresas de diferentes tamanhos e complexidade;

Práticas “Best in Class” de empresas com alto nível de produtividade operacional, demonstrada através dos resultados do painel BCO Farma;

Gestão estratégica de inventários desenvolvida com base no programa “Global Supply Chain Excelence” da Kellogg Business Scholl – IL/EUA;

Integração entre objetivos estratégicos e indicadores de performance baseada na metodologia do programa “Driving Corporate Performance” da Harvard Business School;

Sustentabilidade de resultados de longo prazo associada fundamentalmente ao desenvolvimento de conhecimento e gestão de negócios dos colaboradores internos da empresa, com acompanhamento e compromisso de resultado do IFGO por no mínimo 12 meses de projeto;

Como consequência, o programa contribui de forma decisiva no desenvolvimento de talentos internos da Organização, com visão sistêmica dos processos operacionais, formando sólido grupo de futura liderança da empresa;

A metodologia contribui na análise e otimização integrada dos processos das diversas áreas operacionais, através de grupos multidisciplinares e com metas e objetivos compartilhados, evitando análises isoladas de área e/ou pessoas (silos).

 

Resultados Esperados do Programa

Redução entre 4 – 6% do custo médio de produto. Resultado prático de empresas que já trabalharam com a metodologia do programa.

Elevado nível de serviço em atendimento à demanda comercial. Após 24 meses de projeto, empresas elevaram de 92% para acima de 98% seu nível médio de serviço (disponibilidade de produto);

Significativa redução de ciclo operacional / manufatura, aumentando flexibilidade e poder de reação para atendimento de demandas anormais ou não planejadas;

Redução de inventário a níveis de alta competitividade, com significativa redução de custo de oportunidade financeira, e elevação de “cash free” proveniente de ativos em estoque;

Aumento de produtividade “competitiva” de processos diretos, mas principalmente dos INDIRETOS de manufatura;

Aumento médio de 20% de capacidade produtiva sem investimento em ativos, mas através de aumento de produtividade geral das operações, integrando processos críticos de manufatura, qualidade e supply chain.

A combinação de todos os resultados listados acima otimizará por consequência a competitividade de mercado, através de aumento de margem por demanda não atendida, e redução de custos operacionais, num cenário onde cada vez mais eficiência operacional será um fator estratégico de vantagem competitiva entre as empresas.

 

Integração Sinérgica da Cadeia de Suprimentos

Todos os processos operacionais da cadeia interna de suprimentos é analisada e desafiada, estabelecendo-se metas concretas de performance a serem atingidas, através de conjunto pré definido de indicadores de gestão, que passam a ser “driver” único de avaliação de desempenho de operações.

 

 

Ao todo mais de 20 indicadores de performance são monitorados, com métricas e metas claramente estabelecidas e entendidas por todo grupo de operações. Os processos são avaliados por 8 diferentes grupos de trabalho formados sob supervisão constante do IFGO.

 

Grupos de Trabalho Formados no Programa

 

 

 

Indicadores de Performance Divididos por Blocos

O IFGO oferece a vantagem de fornecer para as empresas um template já formatado para início de medição de todos os indicadores de performance, facilitando e agilizando a operacionalização do programa, a fim de se obter resultados o mais rápido possível.

Além do template de indicadores, um manual completo é disponibilizado contendo detalhes de forma de medição, dados necessários, impacto na performance da cadeia, frequencia de medição, etc., de cada indicador, sendo fundamental para educação e alinhamento interno dos colaboradores de todas as áreas envolvidas.

 

 

Templates de Paineis de Indicadores de Performance

Exemplos de formas de medição e acompanhamento de indicadores do painel:

 

 

 

Operacionalização do Programa

O programa é operacionalizado sempre com a presença e acompanhamento do IFGO, seguindo as seguintes etapas:

1. Definições de grupos e seus integrantes

O IFGO auxilia na estruturação do comitê executivo e grupos de trabalho, com proposição de perfil adequado de integrantes e líderes de cada grupo, bem como gerente interno do projeto.

2. Lançamento do programa – 1 semana

O lançamento se dá através de apresentação inicial executiva com presença de todos os participantes para entendimento geral do conceito, metodologia, objetivo dos grupos e resultados esperados;

Reunião inicial com cada grupo individualmente para orientação detalhada dos processos sob gestão do grupo, metodologia de reuniões e acompanhamento, esclarecimento de métricas e conceito de todos os indicadores sob responsabilidade do grupo, etc...

3. Execução e acompanhamento do programa – Recomendável mínimo 12 meses

Reuniões semanais de 2-3 horas de cada grupo para diagnóstico, revisão de processos e análise de performance de indicadores de gestão;

Reunião mensal do Comitê Executivo para acompanhamento da evolução dos grupos, resultados dos indicadores de performance e decisões de responsabilidade executiva coletiva para evolução do programa.

Reuniões mensais de cada grupo com coordenador sênior do IFGO para alinhamento de atividades, revisão de processos e planejamento de prioridades futuras.

 

Fabio Bussinger – Gestor exclusivo do Programa de excelência em Governança Operacional Farma do IFGO.

Farmacêutico industrial com formação em administração, finanças corporativas e logística. Atuou como executivo de operações farmacêuticas por mais de 20 anos em grandes empresas multinacionais e nacional.

É atualmente sócio-diretor do IFGO, membro associado ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC, e certificado em “Global Supply Chain Excellence” pela Kellogg Business School - Northwestern University / Chicago e em “Execução de Estratégia Corporativa” pela Harvard Business School.